segunda-feira, 26 de abril de 2010

POST MUSICAL [2]

Semana passada publique um post sobre as impressões que tive de um show que fui assistir (Orquestra Contemporânea de Olinda). Devido à escassez de temas da última semana (temas que realmente me inspirem a escrever algo) resolvi transformar aquele post em uma singela coluna semanal sobre música. Assim não me faltará assunto para, pelo menos, um texto por semana. A idéia é falar sempre sobre algo completamente novo, ou mostrar algumas coisas pouco conhecidas de artistas já consagrados. Essa semana, optei pela segunda opção.

Nos últimos dias assisti uma série de vídeos, na internet, do Bobby McFerrin, jazzista compositor de “Don´t worry. Be happy!”. Pra quem não sabe, o cara é dono de uma flexibilidade vocal MONSTRUOSA e chegou a gravar discos inteiros sendo ele o ÚNICO músico e reproduzindo todos os instrumentos a partir de sua própria VOZ.

Como sou apenas um apreciador de música e entendo muito pouco do assunto, não me prolongarei nos comentários... Pularei direto para a parte mais interessante.

O primeiro vídeo nem mostra muito suas habilidades vocais. Porém é muito legal vê-lo usando a escala pentatônica pra fazer um som IRADO com a platéia completamente desconhecida para ele... Sem NENHUM ensaio!



Com o filho. Nesse vídeo ele aparece ao lado de seu filho, o Beat Boxer Taylor McFerrin, fazendo um som muito louco. Taylor faz a base percussiva e ele parte pros arranjos melódicos.



Flexibilidade vocal. Nesse vídeo ele mostra tudo que é capaz de fazer... O começo é meio morno, admito. Então, se quiser pule logo para os 7 minutos e meio, que é quando o vídeo fica FODA!



Pra encerrar... Um CLÁSSICO! Sem mais!

3 comentários:

  1. Post musical semanal mais do que bem vindo! Keep Walking man! Ta bacana!!! Aliás, McFerrin, MUITO FODA!

    ResponderExcluir
  2. o terceiro e penúltimo vídeo me fez ganhar o dia! esse blog é o mais legal de todos

    ResponderExcluir
  3. O cara é insano! Não conhecia a figura!

    ResponderExcluir